Perguntas Frequentes
“O sistema fotovoltaico pode distribuir o excedente de energia gerada para a vizinhança, e o proprietário ganha um crédito nas contas de luz que vale por até 60 meses.
Em geral, pode-se gerar uma economia de 95% nas contas de luz. “Simule a Economia que Terá Utilizando Energia Solar”
O investimento tem um médio prazo de retorno (3 a 5 anos), porém a economia é de cerca de 25 anos, dependendo da vida útil dos equipamentos.
Nos últimos anos, devido ao período de seca em partes do Brasil, a população se deparou com aumentos na tarifa de energia elétrica. Com um sistema de geração instalado na residência ou comércio, o consumidor se protege contra essas variações pois a geração de energia gera mais créditos.
“Ter um sistema fotovoltaico valoriza o imóvel imediatamente após a instalação, média de 30% de valorização.
O valor é geralmente superior ao custo total do sistema. Em ambientes comerciais, há a oportunidade de realizar o “”marketing verde””, o que atrai clientes que apoiam essa mesma causa. Isso se dá uma vez que é uma fonte sustentável de energia.”
O funcionamento dos painéis fotovoltaicos não lança gases nocivos. Além disso, é totalmente silencioso, sendo uma perfeita solução para locais urbanos e residenciais.
Os sistemas fotovoltaicos possuem em média 20 anos de garantia. Após 25 anos os fabricantes garantem 80% de performance. A vida útil dos painéis é bem mais longa, podendo atingir 40 anos a um custo muito baixo de manutenção.
O agronegócio também se beneficia com a tecnologia fotovoltaica. Equipamentos de monitoramento de plantações ou do clima podem ser instalados em locais mais remotos, pois contam com sua própria geração de energia. Há diminuição dos custos de produção por meio da instalação de pequenas usinas fotovoltaicas em locais com alta demanda, como os que necessitam de sistema de refrigeração.
A principal desvantagem que muitos apontam em um sistema fotovoltaico é o elevado custo de instalação. Porém, nos últimos anos, os preços dos painéis de energia solar diminuíram drasticamente. Também o governo tem promovido isenções de impostos sobre a energia injetada na rede, como o ICMS, PIS E COFINS. Isso torna o investimento mais viável e atrativo.
Os painéis solares são de fácil instalação e não demandam alterações no imóvel. Podem ser instalados no telhado ou no solo, conforme disponibilidade de espaço. A fiação existente é usada para distribuir a energia gerada. Como os sistemas são modulares, é possível instalar mais painéis caso a necessidade do local aumente.
Não é necessário um sol forte com o céu limpo para a captação. Mesmo em dias nublado ou chuvosos ocorre a produção de energia, mas com menor intensidade.
No período da noite não é gerado energia, mas o sistema continua funcionado pois estará ligado à rede elétrica, então todo o consumo vem da distribuidora.
“O ideal é que as placas não sofram nenhuma incidência de sombra, porém se ocorrer isso a produção de energia ainda continuará, porém com uma menor intensidade no conjunto de placas ligado conectados.”
Como o inversor utiliza a energia da rede elétrica para o seu funcionamento, se ocorrer a queda da energia o sistema de energia solar irá parar de produzir. Como alternativa é possível utilizar o sistema off-grid ou um sistema híbrido para continuar a geração de energia durante panes no sistema de distribuição.
Simule sua
Economia
